ly.ko por aí: Nossa história publicada na revista Moda Moldes!!!

Muito honrada em publicar este post! Saímos na primeira edição do relançamento da Revista Moda Moldes, onde contamos a história do surgimento da Ly.ko!! Espero que gostem!!!

A MODA QUE CORRE NO SANGUE

Por Liane Yokoyama


Desde que nasci, em 1983, a moda já começou a fazer parte da minha vida por influência de minha mãe, Lucila, e minha avó, Aeko Igawa. Como nasci prematura, não havia roupas que me servissem, por isso minha mãe e minha avó começaram a produzir peças exclusivas para mim.

No meu primeiro aniversário, usei um vestido vermelho com bolinhas brancas, feito sob medida, em homenagem à personagem do desenho infantil Moranguinho. Ficou lindo!

O talento de minha mãe começou ainda na infância, quando observava a minha avó e já copiava seus gestos com pauzinhos que encontrava, para substituir as agulhas de madeira, e que lhe ajudaram a construir seus primeiros pontos de tricô. Quando era adolescente, chegou a produzir o enxoval de casamento da sua irmã.

Diante da experiência de confeccionar minhas roupas de bebê, abriu um ateliê chamado "Entre Laços" para vender acessórios infantis. Nesse meio tempo, nasceram minhas duas irmãs: Marjorie e Larissa. Por conta das complicações da última gravidez, minha mãe deixou o ateliê. Anos depois, montou uma confecção própria de roupas infantis nos fundos do consultório do meu pai e realizou seu primeiro desfile. Sua empreitada seguinte foi abrir, no shopping, uma moderna loja de roupa infantil. Sete anos mais tarde, encerrou esse negócio e realizou o sonho de confeccionar roupas casuais e sociais adequadas à idade de crianças e adolescentes.

Acredito que, por ter convivido com esse mundo desde pequena, acabei seguindo o mesmo percurso. Aos 17 anos, busquei aulas de desenho artístico voltadas para o vestibular e aulas de pintura em cerâmica que me auxiliaram na decisão pelo estudo de design de moda. No curso de graduação em moda, aprendi sobre fios, desenvolvimento de peças, cor, forma, moulage, desenho de observação, desenho de moda, fotografia, computação gráfica, styling, matemática e marketing. A faculdade me deu a base completa para que eu abrisse meu próprio negócio ou entrasse no mercado de trabalho.

Para completar, trabalhei com o estilista Walter Rodrigues. Foi um estágio que me fez ver, na prática, como funciona o processo da moda, além de me dar a oportunidade de conhecer as criações e coleções dele. Também fiz uma pós-graduação na área.

Hoje, aos 24 anos, minha mãe e eu cuidamos da grife de roupas infantis, Ly.ko, cujo nome foi escolhido após um estudo feito com nossos próprios nomes. A marca foi criada para dar continuidade ao trabalho que ela já havia feito com produtos infantis e para propor uma moda que transmita feminilidade, ingenuidade, delicadeza e conceitos infantis, além de trazer exclusividade e atendimento diferenciado para nossas clientes.

Por meio da técnica de tirar moldes, aprendida pela minha avó, e da arte estudada pela minha mãe (ela fez faculdade de Educação Artística), recebi influências e inspiração para criar, e foi isso que me incentivou a seguir essa carreira. Para mim, é um privilégio fazer parte dessa história e poder homenageá-las.


PONTO DE PARTIDA

Há 81 anos, nasceu uma 'força' chamada Aeko Nigawa, minha avó materna, que, junto com sua família, aos oito meses, se refugiou no Brasil, no Paraná. Na infância, trabalhava na lavoura e ia à aula de japonês em uma pequena escola da cidade.

Aos 19 anos, ela foi para São Paulo estudar corte e costura em uma escola fundada por Michie Akama, que, além de lecionar a técnica com moldes e em japonês, ainda abrigava as moças. Quando retornou à sua cidade, colocou em prática todo o seu aprendizado e passou a conhecer melhor as modelagens.

Mais tarde se casou, mas acabou ficando viúva com seis filhos pequenos para criar. Seus estudos foram a base para sustentar as crianças. Filhos e sobrinhos vestiam suas criações: uniformes, camisas, shorts, saias, vestidos de passeio, primeira comunhão, formatura e casamento. São incontáveis as peças produzidas por ela.